Confira a aventura de brasileiro que atravessa as Américas a cavalo
Filipe Masetti Leite saiu de Calgary, no Canadá, para chegar a São Paulo.
No total, serão dois anos e 16 mil quilômetros de viagem.
O cavaleiro das Américas. O caubói solitário. O brasileiro que mora no Canadá e quer chegar a São Paulo a cavalo.
“Desde que eu saí de Calgary, 8 de julho de 2012, já cavalguei mais de 9 mil quilômetros por sete países na América do Norte e na América Central”, conta o cavaleiro Filipe Masetti Leite.
O Filipe pretende amarrar os cavalos emBarretos, em julho. No total, serão dois anos e 16 mil quilômetros. As notícias da viagem vem primeiro da Guatemala, onde Filipe visitou Tikal e as ruínas da civilização Maya, que é anterior à descoberta da América.
“América Central foi uma loucura. Muito calor, uma umidade horrível. Os cavalos sofreram bastante. Eu sofri bastante”, diz o cavaleiro.
O alívio, como sempre, estava nas fazendas pelo caminho com muita gente a fim de acolher o caubói brasileiro. De volta à estrada.
“A parte mais difícil da viagem, até agora, foi nossa entrada em Honduras, o país mais perigoso das Américas”, avalia ele.
Para botar ordem na casa, o estado de Santa Bárbara, em Honduras, conta com uma liderança feminina. Filipe foi recebido pela prefeita e pela governadora - que aliás lhe deu um belo chapéu de presente.
Bendito fruto entre mulheres, Filipe teve a companhia da mãe dele, Cláudia, na etapa seguinte: Nicarágua. A aventura toda vai virar documentário. Por isso, olha o Filipe falando para o público americano sobre a capital da Nicarágua, Granada. “É uma das cidades mais bonitas da América Central. É colonial, histórica”, diz.
Antes de cruzar a fronteira, novos exames veterinários. Está tudo ok com os cavalos. São os mesmos dois animais que começaram a viagem, tratados com muito cuidado, incluindo descansos de hora em hora.
A viagem é pela costa do Oceano Pacífico. Filipe e os cavalos descem para a areia. Parece que os bichos estranharam a água do mar. O cavaleiro está orgulhoso dos cavalos. Diz que os considera como amigos.
Da Costa Rica, eles vão para o Panamá e, de lá, seguem de avião para a América do Sul. “Agora eu estou me preparando para entrar na última fase da jornada, que vai ser cavalgar pelo Peru, pela Bolívia e pelo nosso Brasil brasileiro”, adianta.
Ainda faltam sete mil quilômetros até o Brasil.
http://g1.globo.com/fantastico/noticia/2014/02/confira-aventura-de-brasileiro-que-atravessa-americas-cavalo.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário