terça-feira, 7 de julho de 2015

domingo, 5 de julho de 2015

Raça Crioula vai brilhar na próxima novela das seis


Raça Crioula vai brilhar na próxima novela das seis


Novela Além do Tempo vai contar com pelo menos cinco exemplares durante a trama 
A raça Crioula vai também vai brilhar na na próxima novela das seis da Rede Globo, intitulada Além do Tempo, que estreia no próximo dia 13 de julho. O envolvimento com cavalos na vida real foi levado para as telas pelo ator Rafael Cardoso, que viverá o Conde Felipe na trama. 




sexta-feira, 12 de junho de 2015

Potros(as) crioulos nascidos em 2014


Potros(as) crioulos nascidos em 2014

Guavira da Onça-Pintada (Yancamil Dadal x Hermano do Ranchinho)

Galopeira da Onça-Pintada (Tj Simpatia x Mais Um Guerreiro)


Guardião da Onça-Pintada (Retovada Ico x Mais Um Guerreiro)





Potras crioulas nascidas em 2013

Potras nascidas em 2013

Firula da Onça-Pintada (Yancamil Dadal x Tijanera Caldero)



Mimosa do Igiquiqua (Uberaba do Igiquiquá x Impostor do Igiquiquá)





Fazendeira da Onça-Pintada (TJ Simpatia x Hermano do Ranchinho)




Fera da Onça-Pintad (Retovada Ico x Tinajera Caldero)


Ferroada da Onça-Pintada (Tapera do Itaponã x Jefe de Raza Charrua)





sexta-feira, 17 de abril de 2015

No Centro-Oeste, Estado lidera na criação de cavalos crioulos

Criadores de todo o país participam da Expogrande no fim de semana

No Centro-Oeste, Estado lidera na criação de cavalos crioulos

Melissa Schmidt 
Capital News


Divulgação/ABCCC
No Centro-Oeste, Estado lidera na criação de cavalos crioulos
Amanhã, 1º de maio, acontece o Leilão Raça Crioula Genética Aditiva e Convidados
                                                                                                                        Criadores de cavalo crioulo de todo o         Brasil começam a desembarcar em Campo Grande com seus exemplares para participar da 77ª edição da Expogrande. Somos o Estado do Centro-Oeste que mais cresceu na criação da raça Crioula nos últimos anos, 14,6%, chegando a 2,38 mil animais no território sul-mato-grossense.

Segundo a Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Crioulo, esse crescimento é possível por causa do investimento dos criadores que buscam animais de qualidade para participar das exposições morfológicas que são realizadas no Estado.

Para a o vice-presidente de Comunicação e Marketing da ABCCC, Onécio Prado Junior, o Mato Grosso do Sul é um mercado importante e estratégico, e o consórcio com as raças bovinas, principalmente o Nelore, vem sendo aprovada pelos criadores. "O Mato Grosso do Sul é um mercado com grande potencial de crescimento da raça Crioula. É um estado que tem uma pecuária extensiva muito forte", destaca.

Quem tiver o interesse de ver o trabalho que os criadores desenvolvem, pode ira nos dias 2 e 3 de maio na 3° Exposição Morfológica Passaporte de Campo Grande, amanhã no Parque Laucídio Coelho, na Expogrande.

Os vencedores se classificam para a grande final da Morfologia que ocorre durante a Expointer, em Esteio/RS, no início de setembro.

LEILÃO
Nesta sexta-feira (1°), acontece o Leilão Raça Crioula Genética Aditiva e Convidados, na Tatersal de Elite da Acrissul, a partir das 20h (horário de Brasília). Vai ofertar 45 lotes entre garanhões, baterias de éguas paridas e prenhas, muitas com sangue da reconhecida e premiada genética Santa Edwiges, cabanha do Rio Grande do Sul que vem conquistando nas últimas décadas prêmios nas competições da raça.

terça-feira, 7 de abril de 2015

Fazenda no Pantanal investe em Curso de Rédea

Fazenda no Pantanal investe em Curso de Rédea


Com o intuito de melhorar o conhecimento e melhorar a relação do domador com seu cavalo a Fazenda San Francisco, em parceria com o SENAR  - Serviço Nacional de Aprendizado Rural e Sindicato Rural de Miranda e Bodoquena, realizou neste mês de março, o Curso de Rédea e adestramento de Equinos.
Dez participantes da Fazenda foram qualificados nas diversas técnicas para facilitar o trabalho com seu cavalo, seja para rédeas, laço, freio ou qualquer outra modalidade.
O curso foi ministrado pelo Educador Hermínio Frangiotti. Durante o curso foram abordados diversos pontos tratando principalmente do trabalho de rédeas e fazendo a conscientização dos peões quanto ao bom trato e entendimento do animal domado.
Foi feita a avaliação da conduta do animal pelo domador e trabalhou muito intenso nos diversos exercícios e técnicas de flexionamento, técnicas básicas de manobras e galope na mão certa.
Além destes temas também foram tratados sobre medidas de segurança, meio ambiente e sobre as novas exigências profissionais e do mercado de trabalho atual.
Segundo Andrea Lúcia Coelho, Adminstradora da Fazenda San Francisco - Crioulo Cabanha Onça-Pintada e Senepol da San, o curso foi muito importante para tirar várias dúvidas sobre "como fazer" de forma que os cavalos entendam mais rápido o que queremos e sem o uso da violência. Além disso foi falado muito sobre disciplina no treinamento e explicou passo a passo das atividades ensinadas. A turma gostou muito. Ainda neste ano realizaremos o curso de doma e ano que vem faremos uma reciclagem de Rédea com o instrutor Hermínio, conclui Andrea. 
Segundo Edir Alves, participante do curso, apreciou muito os conhecimentos e técnicas aprendidos. Ressaltou a importância de aprender a domar o animal da maneira correta, respeitando seu limite e aprimorando os cuidados com o bem estar do seu cavalo. A Fazenda San Francisco hoje atua na criação da Genética do Senepol e Cavalo Crioulo, tendo como premissa o bem estar dos animais e pessoas envolvidas na atividade rural. Saiba mais em www.senepolbrasil.com.br

Parabéns à todos os participantes!


quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Acontece em Março a maior feira equestre mundial - EQUITANA


Acontece de 14 a 22 de Março de 2015 a maior feira mundial equestre, conhecida como Equitana.
A feira será na cidade de Essen na Alemanhã e reúne mais de 200 mil visitantes apaixonados por cavalos. São mais de 1000 cavalos, de 40 diferentes raças participando do evento, além de delegações oficiais das mais longínquas localidades e investidores de segmentadas áreas, proporcionando à Equitana, o título de maior e mais importante feira internacional equestre.
A Universidade do Cavalo (UC) realiza excursões do Brasil para participarem da Equitana, uma iniciativa muito boa para os criadores, amantes e apaixonados pelos animais.
Esse ano não será possível a participação da Cabanha Onça-Pintada, mas que deu vontade de ir deu. Quem sabe fica como meta futura.

Segue abaixo o pacote oferecido pela UC em parceria com a agencia Unibens,


Com certeza será um evento imperdível!

O Horsemanship Natural de Pat Parelli na Equitana

Confiança, respeito e comunicação, estes são os fundamentos do Horsemanship Natural de Parelli (PNH), que é reconhecido mundialmente como um método de treinamento.
O norte-americano Pat Parelli era um renomado cavaleiro e treinador de cavalos de rodeio antes de começar em 1981 a desenvolver o conceito de Parelli Natural Horse-Man-Ship.
Atualmente ele apresenta o seu programa, juntamente com sua esposa, Linda Parelli.
Para Parelli o Horsemanship é hoje um conceito de treinamento moderno e bem sucedido que envolve as pessoas e os cavalos.
A método de treinamento de Parelli combina a psicologia equina, técnicas de comunicação e bom senso. Ele permite que proprietários de cavalos em todos os níveis de experiência alcancem o sucesso sem o uso da força, sem dominação, sem coerção e com harmonia.

III Exposição Morfológica Passaporte de Campo Grande (MS)


O Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de Mato Grosso do Sul (NCCCMS) realizam em maio a Terceira Exposição Morfológica Passaporte de Campo Grande.
Confira as informações para participar do evento:
A Terceira Exposição Morfológica Passaporte de Campo Grande, Mato Grosso do Sul será realizada durante a 77ª EXPOGRANDE, no Parque Laucídio Coelho, sede da ACRISSUL, durante os dias 01/05/2015 e 03/05/2015, sendo a admissão dos animais iniciada na tarde do dia 01/05, o julgamento será no dia 02/05 e o Grande Campeonato na manhã do dia 03/05.
O Parque de exposições esta situado na Rua Américo Carlos da Costa, nº 320, Vila Carvalho em Campo Grande (MS).
O início das inscrições ocorrerá em 01/03/2015 e seu término será no dia 10/04/2015.
As inscrições serão feitas diretamente no Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos do Mato Grosso do Sul (NCCCMS) e os pagamentos deverão ser efetuados até o dia 10/04/2015.
Os expositores deverão enviar os dados dos animais, como nome e Cabanha do expositor, estado de procedência, nome, SBB, idade do animal e no caso de fêmeas sua condição reprodutiva (prenhez, parida ou vazia), com o respectivo laudo do veterinário responsável.
Valor da inscrição por animal:
– Sócio: R$ 190,00 por animal;
– Convidado: R$ 300,00 por animal.
Por limitação de quantidade de baias, só serão aceitas 16 inscrições na categoria incentivo.
O animal que participar do Leilão da Raça Crioula Genética Aditiva e Convidados estará automaticamente inscrito na Exposição Morfológica e ficará isento das taxas de inscrição.
O Parque de Exposição fornecerá baias metálicas cobertas, maravalha e abastecimento de água para acomodação e conforto dos animais. O Parque fornecerá ainda, local para banho dos animais, pista de aquecimento e pista de julgamento.
Os funcionários serão acomodados em galpão próprio para acampamento em barracas. Os expositores serão responsáveis pelas barracas e alimentação de seus colaboradores. Também será de responsabilidade exclusiva do expositor a alimentação de seus respectivos animais.
Serão exigidos, quando da entrada dos animais nas dependências do Parque de Exposição, pela Agência Sanitária do Estado do Mato Grosso do Sul/IAGRO, além dos exames de rotina, exame negativo de anemia infecciosa, exame negativo de mormo e exame negativo de raiva equina, fornecido por laboratórios credenciados.
Solicitamos passar o nome completo, cpf e rg das pessoas que precisarão receber credencial, passar também placa do carro para credencial de estacionamento. Cada Expositor terá direito a 4 credenciais para pessoas e uma para carro.
Contatos:
– Cynthia Vieira: (67) 3321-5166
– Email: nucleocriouloms@gmail.com
Foto: Fagner Almeida
- See more at: http://cavalo-crioulo.com/#sthash.8aYdga56.dpuf

Convite: Dia de campo Cavalo Crioulo Genética Aditiva


A Genética Aditiva, empresa de melhoramento genético localizada em Campo Grande (MS), realiza no dia 14 de março o “Dia de Campo Cavalo Crioulo”.
O evento acontecerá na Fazenda Remanso, em Rio Brilhante, interior de Mato Grosso do Sul.
Na programação consta palestras sobre Manejo Reprodutivo e Sanitário; Inseminações e Coletas de Embriões e Formação de pastagem.
As inscrições já estão abertas e podem ser feitas através do e-mail: atendimento@geneticaaditiva.com.br ou pelo telefone (67) 3321-5166.
Participe!
Em breve mais informações!
Nossa equipe toda do Crioulo Onça-Pintada irá participar do dia de Campo com objetivo de troca de experiências e com certeza servirá para grandes aprendizados. Parabéns à Genetica Aditiva pela iniciativa. 

quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Atenção à qualidade dos confinamentos pode garantir o bem-estar dos animais

Copiei aqui uma matéria sobre a manutenção das cocheiras no qual me ajudou a tirar algumas dúvidas, uma delas era o uso de palha de arroz, já vi o uso em cocheiras em vários lugares, aqui na fazenda usamos maravalha porém uma vez que levamos nossos cavalos em uma exposição e a cama era de palha de arroz os cavalos comeram e começaram a ter cólica e foi um desespero, desde então eu não tive mais coragem de usar. A palha de arroz para nós é gratuita pois na Fazenda San Francisco há cultivo de arroz irrigado e o transporte não é um problema como é o da maravalha. Quando acabar a maravalha vou fazer um teste com a palha de arroz e coloco aqui o resultado. 
A nossa chocheira é feita de bambu e eualipto. Pensando na ventilação, fizemos ela aberta em uma área alta pois no pantanal o calor diário é de 35 a 40 graus, apenas em alguns meses faz frio.


Segue a matéria:

Grande parte da saúde e bem-estar dos animais está relacionada com o ambiente em que eles vivem. Quando se trata de confinamento, a higiene das baias tem grande importância para o bom desenvolvimento e a manutenção da saúde dos cavalos. O espaço, a cama, o cocho e outros quesitos precisam estar higienizados, arejados e em bom estado para o animal viver bem.
O tamanho ideal para uma baia é de 12 metros quadrados. É importante também respeitar essas medidas para trazer conforto ao animal, permitindo que ele consiga se movimentar tranquilamente. O ambiente ser arejado torna o confinamento menos estressante e o cuidado com uma boa circulação de ar na baia é essencial.
Segundo o tratador de uma hospedaria de cavalos em Pelotas/RS, Éber Veiga Pereira de Ávila, a manutenção das camas deve ser rotineira e a casca de arroz ou a serragem/maravalha são recomendadas para utilização como cama. “Se for de casca de arroz, a cama deve ser de cascas velhas e novas, a cada reposição. Senão o cavalo pode acabar se alimentando da cama, se for só de novas”, disse Ávila. 
Conforme o tratador, a casca de arroz é o melhor item por ser de fácil acessibilidade na quantidade demandada diariamente na região Sul do Rio Grande do Sul, além de ser macia, de melhor para o manejo e barata. Em camas de serragem, a atenção deve ser redobrada no pó que acumula e que pode vir a ocasionar alergia respiratória nos animais.
Outros exemplos de camas são as feitas de areia, pisos de borracha cobertos com serragem, capim seco ou palha. Independente do material é aconselhável limpar as fezes e urina pelo menos duas vezes ao dia, para não acumular detritos fecais e evitar possíveis doenças por contaminação. 
Higienização dos cochos
A atenção com os locais onde são dispostos os alimentos e a água que o animal ingere também é fundamental para a saúde do equino. É preciso ter o cuidado em evitar que os resíduos da comida acumulem e apodreçam podendo ser possivelmente ingeridos pelo cavalo e gerar distúrbios gastrointestinais (cólicas).
O indicado é retirar os restos de ração e limpar o cocho com água corrente após cada refeição, assim o ambiente fica sempre limpo eimpede a fermentação de alguns alimentos desperdiçados dentro e fora do recipiente. 
Confinamento
Os equinos retirados do seu habitat natural e submetidos ao confinamento sofrem com a adaptação à nova condição, que propicia alterações comportamentais em decorrência do confinamento prolongado desses animais. Se ele estiver sempre bem alimentado, o local com tamanho adequado, arejado e limpo, que não propicie doenças, lesões ou estresse impedirá possíveis problemas fisiológicos, físicos e vícios frequentemente observados em animais estabulados, oferecendo o bem estar merecido e de direito do animal.

Redator: Karen Nunes/ABCCC