sexta-feira, 17 de abril de 2015

No Centro-Oeste, Estado lidera na criação de cavalos crioulos

Criadores de todo o país participam da Expogrande no fim de semana

No Centro-Oeste, Estado lidera na criação de cavalos crioulos

Melissa Schmidt 
Capital News


Divulgação/ABCCC
No Centro-Oeste, Estado lidera na criação de cavalos crioulos
Amanhã, 1º de maio, acontece o Leilão Raça Crioula Genética Aditiva e Convidados
                                                                                                                        Criadores de cavalo crioulo de todo o         Brasil começam a desembarcar em Campo Grande com seus exemplares para participar da 77ª edição da Expogrande. Somos o Estado do Centro-Oeste que mais cresceu na criação da raça Crioula nos últimos anos, 14,6%, chegando a 2,38 mil animais no território sul-mato-grossense.

Segundo a Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Crioulo, esse crescimento é possível por causa do investimento dos criadores que buscam animais de qualidade para participar das exposições morfológicas que são realizadas no Estado.

Para a o vice-presidente de Comunicação e Marketing da ABCCC, Onécio Prado Junior, o Mato Grosso do Sul é um mercado importante e estratégico, e o consórcio com as raças bovinas, principalmente o Nelore, vem sendo aprovada pelos criadores. "O Mato Grosso do Sul é um mercado com grande potencial de crescimento da raça Crioula. É um estado que tem uma pecuária extensiva muito forte", destaca.

Quem tiver o interesse de ver o trabalho que os criadores desenvolvem, pode ira nos dias 2 e 3 de maio na 3° Exposição Morfológica Passaporte de Campo Grande, amanhã no Parque Laucídio Coelho, na Expogrande.

Os vencedores se classificam para a grande final da Morfologia que ocorre durante a Expointer, em Esteio/RS, no início de setembro.

LEILÃO
Nesta sexta-feira (1°), acontece o Leilão Raça Crioula Genética Aditiva e Convidados, na Tatersal de Elite da Acrissul, a partir das 20h (horário de Brasília). Vai ofertar 45 lotes entre garanhões, baterias de éguas paridas e prenhas, muitas com sangue da reconhecida e premiada genética Santa Edwiges, cabanha do Rio Grande do Sul que vem conquistando nas últimas décadas prêmios nas competições da raça.

terça-feira, 7 de abril de 2015

Fazenda no Pantanal investe em Curso de Rédea

Fazenda no Pantanal investe em Curso de Rédea


Com o intuito de melhorar o conhecimento e melhorar a relação do domador com seu cavalo a Fazenda San Francisco, em parceria com o SENAR  - Serviço Nacional de Aprendizado Rural e Sindicato Rural de Miranda e Bodoquena, realizou neste mês de março, o Curso de Rédea e adestramento de Equinos.
Dez participantes da Fazenda foram qualificados nas diversas técnicas para facilitar o trabalho com seu cavalo, seja para rédeas, laço, freio ou qualquer outra modalidade.
O curso foi ministrado pelo Educador Hermínio Frangiotti. Durante o curso foram abordados diversos pontos tratando principalmente do trabalho de rédeas e fazendo a conscientização dos peões quanto ao bom trato e entendimento do animal domado.
Foi feita a avaliação da conduta do animal pelo domador e trabalhou muito intenso nos diversos exercícios e técnicas de flexionamento, técnicas básicas de manobras e galope na mão certa.
Além destes temas também foram tratados sobre medidas de segurança, meio ambiente e sobre as novas exigências profissionais e do mercado de trabalho atual.
Segundo Andrea Lúcia Coelho, Adminstradora da Fazenda San Francisco - Crioulo Cabanha Onça-Pintada e Senepol da San, o curso foi muito importante para tirar várias dúvidas sobre "como fazer" de forma que os cavalos entendam mais rápido o que queremos e sem o uso da violência. Além disso foi falado muito sobre disciplina no treinamento e explicou passo a passo das atividades ensinadas. A turma gostou muito. Ainda neste ano realizaremos o curso de doma e ano que vem faremos uma reciclagem de Rédea com o instrutor Hermínio, conclui Andrea. 
Segundo Edir Alves, participante do curso, apreciou muito os conhecimentos e técnicas aprendidos. Ressaltou a importância de aprender a domar o animal da maneira correta, respeitando seu limite e aprimorando os cuidados com o bem estar do seu cavalo. A Fazenda San Francisco hoje atua na criação da Genética do Senepol e Cavalo Crioulo, tendo como premissa o bem estar dos animais e pessoas envolvidas na atividade rural. Saiba mais em www.senepolbrasil.com.br

Parabéns à todos os participantes!